CNH digital: o que muda na sua vida?

Imagem: Pexels.com

Novidades na carteira de habilitação; o que é necessário para ter a CNH digital


Com a era da tecnologia, os serviços estão se reformulando e ganhando versões digitais, semelhantes ao de aplicativos. Exemplo disso é a novidade anunciada recentemente pelo Governo Federal em relação à carteira de motorista, conhecida como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com a versão online.




A partir do dia 1º de julho, a emissão da CNH digital será obrigatória em todo o país, de acordo com o Ministério das Cidades e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O documento digitalizado poderá ser acessado por meio do aplicativo do programa.

Este documento será obrigatório para os motoristas de carros novos, usados e seminovos, oferecendo acesso ágil aos dados dos cidadãos. A intenção é que, futuramente, o aplicativo contenha outras funções, como licenciamento do veículo, pontuação de multa e aviso em relação ao vencimento da CNH. 

Acesso livre na palma da mão


É bem simples e fácil para ter o documento digital. Para isso, é necessário baixar o programa ‘CNH Digital’ no App Store ou no Google Play, e seguir alguns passos para realizar o cadastro junto ao Denatran. O credenciamento ao sistema é gratuito. 

A versão digital só poderá ser solicitada para quem tiver o QR Code (código escaneável em aparelhos eletrônicos) na carteira, após 2 de maio de 2017. Quem tiver o documento antigo, será preciso fazer a renovação carteira. A segunda via ou a renovação custa R$ 80,18, segundo as taxas cobradas pelo Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) em 2017.

Atualizar as informações da CNH ficou ainda mais fácil


Sabe aquela informação que faltou atualizar na CNH? Pode ser o endereço após a mudança de residência ou o número do telefone, mesmo se você tem um carro novo ou usado – isso indefere! Então, ir ao um posto de atendimento, na maioria das vezes, é bem difícil para as pessoas, devido à correria do dia-a-dia. Mas agora ficou ainda mais fácil. Com a emissão do documento digital, o motorista pode alterar qualquer informação no site do Denatran. É mais facilidade e comodidade!

Outra novidade fica por conta dos dados que podem ser conferidos de forma offline, ou seja, sem a conexão com a internet ou wi-fi. E, de forma opcional, continua valendo o uso da carteira impressa. 

CNH digital ajuda os ‘esquecidos’


Já chegou a esquecer a carteira de habilitação em casa? De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conforme o artigo 159, dirigir o veículo sem a carteira de habilitação pode ser multado e até ter o veículo retirado pelos agentes de fiscalização. Com a nova modalidade da CNH, os condutores poderão apresentar o documento no celular e o órgão responsável consultar a situação da carteira. Atualmente, quem é flagrado não portando o documento pode ser enquadrado na infração leve e multado até R$ 88,38.

Inclusive, o assunto em relação ao porte do documento foi discutido, em junho de 2017, pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania) da Câmara dos Deputados. A Comissão aprovou o projeto que impede a aplicação e apreensão do veículo caso o condutor não estiver com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta ainda está em tramitação no Senado, que irá avaliar o projeto de lei.

Segurança de ponta


De acordo com o Denatran, o novo aplicativo apresenta segurança e foi totalmente testado para garantir a segurança aos usuários. A tecnologia já chama atenção de países vizinhos que, segundo o departamento, consultam o órgão para implantar e levar a tecnologia. É preciso apenas ter internet para baixar o programa. Após ter acesso ao app, não é necessário ter internet, já que os dados ficam disponíveis em um ‘banco’, que será consultado, por exemplo, pelos agentes de fiscalização ou pela polícia, quando solicitado.

Por que a CNH é importante?


Ela é classificada como o ‘passaporte’ para que o cidadão possa dirigir um veículo. Só com a carteira é possível estar na direção do carro. A CNH apresenta, atualmente, dados do condutor, como se ele precisa utilizar óculos (lentes corretivas), a fotografia, o tipo de veículo que o condutor pode dirigir, entre outros aspectos. 

Só para você ter ideia sobre a antiga CNH, chamada de Prontuário Geral Único (PGU), o documento não tinha foto e continha menos dados. Esse modelo de carteira ficou vigente entre 1981 e 1994. Após esse período, os motoristas foram chamados para um novo recadastramento e, posteriormente, a emissão de um novo modelo de habilitação. Segundo o Denatran, a maioria das cartas emitidas está presente entre os jovens de 18 e 21 anos de idade. A cada cinco anos a renovação da carteira é obrigatório e, após os 65 anos, a cada três anos.

Os tipos de habilitação que você pode obter


Atualmente, há algumas classificações disponíveis para a habilitação no país. Confira quais são os tipos:

- Categoria A: ela habilita o motorista para a direção de veículos de duas ou três rodas. Isso inclui motos, motonetas, triciclos, entre outros;

- Categoria B: ela habilita o motorista para a direção de veículo motorizado, ou seja, carros de passeio;

- Categoria C: ela habilita o motorista para o transporte de carga. O peso nessa categoria não pode exceder três mil e quinhentos quilogramas, com lotação a oito lugares, sem incluir o motorista.

- Categoria D: ela habilita o motorista para o transporte de passageiros, com lotação superior a oito lugares. Nesse caso, o motorista precisa ter 21 anos completos e um ano na categoria C ou dois anos na categoria B, sem infrações registradas. 

- Categoria E: ela habilita o motorista para veículos de reboque, semirreboque ou articulado, como carretas e ônibus articulados. Nessa categoria, o condutor deve ter 21 anos estar habilitado há um ano nas categorias C ou D. Além disso, o motorista não pode ter cometido infrações graves ou gravíssimas. 

Por ser um assunto recente, muitas pessoas ainda não estão por dentro das novidades da CNH. Não deixe de compartilhar com os seus amigos e de postar nas suas redes sociais. E, não esqueça, tenha as chaves do carro na mão e leve a CNH digital para qualquer lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai! Gostaria de deixar algum comentário sobre esse post? Fique a vontade, a sua participação no Curitiba AP é super importante.