Bateria: saiba como evitar desperdício no seu carro

Foto: Freepik

Dicas para economizar e prolongar o rendimento de carga do veículo

Entre todos os equipamentos de um carro, a bateria é a que costuma ser lembrada pelos proprietários quando dá problema e principalmente quando deixa de funcionar.

Entretanto, antes de chegar nesta situação o veículo apresenta alguns “sintomas” de algo não vai bem e isso está relacionado de que forma este item é utilizado no dia a dia. De fonte acumulativa, a bateria é responsável por armazenar a energia que dará funcionalidade aos diversos equipamentos eletrônicos de um carro como por exemplo o rádio, equipamentos de vídeo, luz interna e faróis, entre outros.



Composta por placas de chumbo e ácido sulfúrico alojados em recipiente plástico vedado contra vazamentos e resistente a impactos, a bateria precisa ser altamente eficiente para garantir um bom aproveitamento do veículo. Sua vida útil, como qualquer outro item fabricado tem prazo de validade, que gira em torno de dois a três anos. Mas este período de tempo pode ser reduzido pela metade se não forem tomados alguns cuidados básicos. Saiba quais são eles e como prolongar a carga da bateria de um automóvel a seguir:


MODELO

Antes de comprar uma bateria nova, é preciso ter em mente que ela é praticamente o “coração do carro”, por isso fazer a escolha do modelo certo é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Desde junho de 2014, todos os modelos devem passar pelas exigências do INMETRO, por isso vale verificar a presença do selo de garantia. Resumidamente funciona assim: a bateria de um carro tem 12 volts e algumas amperagens.  O volt pode ser igualado a água e as amperagens ao volume da água a ser armazenado. Tudo isso se transforma em energia pelo alternador quando o motor está ligado, e faz com que o carro funcione normalmente. Essa reação é resultado de uma ação eletroquímica que acontece toda vez que o carro é ligado. Por isso, na hora de fazer sua compra entre os carros usados em Curitiba , um dos primeiros tópicos é verificar como anda a bateria. Carros com pouco uso tem uma tendência maior a ficar sem bateria de forma mais rápida. Também é preciso estar atento aos dois tipos de baterias existentes no mercado atualmente. A principal diferença entre os modelos é a tecnologia utilizada. Para as mais antigas, é recomendado visitas regulares a uma oficina especializada para verificar o nível da solução. Já nas mais tecnologias, a selagem já dá conta da situação durante o uso.


ACESSÓRIOS

O principal fator que leva ao descarregamento da bateria é o mal-uso dos acessórios eletrônicos no carro. Alguns modelos como a Hilux à venda em Curitiba, dispõe de uma infinidade de artifícios que a tornam a direção ainda mais eficiente e segura como os controles eletrônicos de velocidade, tração e estabilidade. Some isso ao controle elétrico de ajuste do banco, GPS, TV Digital e câmera de ré, exclusividade da picape. Mas não é só os carros mais completos que precisam de atenção, este cuidado também se estende aos modelos mais populares. Alguns erros comuns são responsáveis por descarregar a bateria do carro como esquecer a chave na ignição ligada por muito tempo, faroletes ligados durante a noite, rádio em funcionamento durante um longo período sem o motor ligado, luz do porta luvas com mal contato, porta traseira com defeito e também luz interna ligada.  A recorrência frequente destes erros podem resultar em alguns sinais que podem apontar para o problema na bateria, por isso é importante estar atento ao aviso no painel de instrumentos, faróis e luzes com a potência reduzida, acessórios que não ligam e principalmente, a dificuldade no arranque. A fim de evitar estes problemas, siga a risca o checklist para prolongar a vida da bateria, desligando todos os equipamentos do carro ao sair como ar condicionado, farol, rádio, desembaçador de vidro e acendedor de cigarros. Também utilize a parte elétrica de forma moderada, apenas em momentos necessários que envolvam um pequeno período de tempo. Também é importante colocar “o carro para funcionar”. Isso ajuda a prolongar a bateria uma vez que ela funciona mesmo com quando o carro está parado. Ao aumentar o uso e sua eficiência, a geração de energia é completa e aumenta a saúde do componente. Em longos períodos de desuso do carro, desconecte os cabos conectados para evitar o desperdício antecipado. Também não se esqueça de proteger os terminais para que não fiquem desgastados e danificados, mantendo limpos com a mistura de água e bicarbonato de sódio. Para evitar ser pego de surpresa com o fim da bateria no momento em que mais precisa, invista em um auxiliar de partida que permite ter uma ideia da carga da bateria e quando ela precisa ser trocada. De forma regular, observe a capacidade da bateria e faça uma manutenção preventiva.


MANUTENÇÃO

Estar com a manutenção em dia é imprescindível para prolongar o funcionamento da bateria e evitar o desperdício da carga à toa. Nesta hora, alguns veículos como o S10 em Curitiba contam com uma grande vantagem ao agendar a revisão, graças ao serviço completo de pós venda exclusivo da marca.  Ao deixar o carro para a manutenção na oficina, verifique se os seguintes pontos serão inspecionados como a fixação da bateria, que não deve estar com folga; o cabo positivo e negativo, que não deve apresentar desgaste; a conexão dos cabos, precisam estar em perfeito estado e limpas; a caixa da bateria, sem trincas, quebras ou deformações; tampas dos elementos, sem obstrução e o nível de eletrólito, 1,5 cm acima das placas. Também é necessário verificar o reabastecimento, a carga e sobrecarga, além do eletrólito. Seja na concessionária ou na oficina especializada, é importante verificar as instruções do fabricante da bateria. Ao realizar uma nova carga, dê preferência a carga lenta.

Ao aliar o uso moderado dos acessórios elétricos com a manutenção regular da bateria, é possível continuar rodando com qualidade e sem problemas mais graves. Além de prolongar o uso do dispositivo, a boa distribuição de recursos gera uma economia financeira ao proprietário do veículo e segurança ao dirigir. Compartilhe com seus amigos as informações deste artigo e evite surpresas de última hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai! Gostaria de deixar algum comentário sobre esse post? Fique a vontade, a sua participação no Curitiba AP é super importante.