Vantagens em se optar por uma cobertura de seguro que contemple monitoramento e rastreamento veicular

Crédito da imagem: Bruce Mars/Pexels

Descubra os benefícios dessas tecnologias para o seu carro e para a sua segurança


A cerca de vinte mil quilômetros no espaço, uma rede de cerca de trinta satélites transmite sinais de rádio para milhões de dispositivos aqui na Terra. Esses dispositivos são conhecidos como rastreadores do GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global, em português).




Esses rastreadores usam os sinais de satélite para determinar onde estão localizados na Terra. Eles funcionam determinando a distância entre eles e pelo menos quatro satélites diferentes.

Daí calculam a quantidade de tempo que leva para que os seus sinais os alcancem e, em seguida, usam essa informação para elaborar sua própria posição tridimensional.

Quando instalado em um veículo motorizado, esses rastreadores podem guiar os seus ocupantes até o seu destino usando mapas digitais e comandos de voz pré-gravados.

A tecnologia também pode ser usada para rastrear os movimentos de um veículo onde quer que ele vá – serviço esse também chamado de monitoramento e rastreamento veicular.

Se você contratou uma apólice de seguro de automóvel para o seu Cobaltusado nos últimos anos, é provável que tenha sido questionado pela segurado se gostaria de incluir no seu contrato os serviços de monitoramento e rastreamento.

Acontece que todas as companhias de seguro agora levam em consideração a instalação de um rastreador de GPS. Para levar as coisas um pouco mais longe, dependendo do tipo de veículo e/ou de sua localização, muitas empresas de seguros insistirão que você contrate esses serviços antes de assinar o contrato.

Razões para isso incluem o fato de que o rastreamento por GPS nunca foi tão preciso, econômico e fácil de se usar como é agora. No entanto, outra razão é que o roubo de veículos está pesadamente em ascensão, com muitos ladrões estando sempre um passo à frente dos avanços feitos nos recursos de segurança dos fabricantes de automóveis.

Devido à eficácia, à acessibilidade e ao impacto que os serviços de rastreamento e monitoramento veicular possuem nas apólices de seguro, os rastreadores de GPS para veículos estão se tornando vitais para muitos motoristas garantirem a própria segurança.

Como resultado, em 2018, tem se tornado cada vez mais comum que um veículo esteja equipado com um rastreador aprovado pela seguradora. E, felizmente, as razões irão beneficiar tanto você, quanto o seu veículo.

Acompanhe a seguir três vantagens de se optar por uma cobertura de seguro que contemple monitoramento e rastreamento veicular.

1. Seu prêmio de seguro é reduzido

Sob certas circunstâncias, muitas seguradoras não oferecem apólices de seguro sem que antes os veículos tenham um rastreador de GPS instalado.

No entanto, o benefício se estende a todos os proprietários de carros em geral, já que a proteção adicional que um rastreador oferece ao seu veículo é totalmente reconhecida pelos seguradores e resulta na redução dos prêmios para aqueles que os possuem.

2. Você sabe exatamente onde o seu veículo está, ainda que não esteja perto dele

Essa vantagem é particularmente interessante para condutores que possuem filhos adolescentes ou outros parentes que insistem em “pegar a chave do carro emprestada” sem, realmente, lhe avisar nada sobre isso.

Por meio de mapas computadorizados, você poderá saber 24 horas por dia onde o seu carro está e, em caso de furto ou roubo, poderá acionar a seguradora para que a mesma tome as devidas providências.

3. Seu veículo recebe a melhor segurança possível

A desvantagem de ter o seu veículo roubado ou adulterado é uma perspectiva difícil para muitos motoristas aceitarem. A ideia de nunca mais ter seu carro (e quaisquer pertences mantidos nele) de volta é demais para ser compreendido por muitos proprietários de automóveis.

A boa notícia é que um rastreador é um dos métodos de segurança mais eficazes para proteger o seu Cobalt usado contra roubo, bem como para recuperá-lo no caso de ter sido transportado para outro local.

Muitos carros, como alguns Voyage à venda, são roubados por gangues do crime organizado. Isso significa que eles são altamente qualificados naquilo que fazem, e podem tornar um carro "invisível" em segundos – podendo até enviá-lo para fora do país em questão de horas!

Um rastreador de GPS é realmente a melhor maneira de neutralizar esse tipo de atividade criminosa, pois os bandidos que roubam carros Voyage à venda estão sempre muito bem equipados para desativar os alarmes de segurança instalados na fábrica.

Os rastreadores de GPS atuais costumam enviar um alerta instantâneo às seguradoras sobre qualquer uso não autorizado ou em casos de alguém tentar adulterar o dispositivo. Esses alertas são recebidos instantaneamente pelo centro de controle, que então tomam providências entrando em contato com você para confirmar o uso não autorizado.

Quando você confirmar que seu veículo foi roubado, o centro de controle monitorará a localização do seu automóvel em tempo real, enquanto mantém contato direto com a polícia, para garantir uma recuperação rápida de seu carro.

Uma vez localizado o seu automóvel, a equipe de segurança responsável pelo monitoramento e rastreamento do veículo permanecerá na mira dele até que possa devolvê-lo a você.

Ainda que esteja muito interessado no serviço de monitoramento e rastreamento veicular, não hesite em dar uma olhada na TabelaFipe antes de fechar contrato com esta ou aquela seguradora.

Para quem não sabe, a Tabela Fipe é usada como parâmetro para a negociação e avaliações de automóveis.

No caso da cotação de seguro para veículos, o valor que se toma como base para a contratação do seguro é definido na Tabela Fipe. Sendo assim, pode-se definir o valor da indenização integral do seguro como sendo 100% do valor da tabela.

Dessa forma, ao olhar a Tabela Fipe antes de fechar negócio com a seguradora que deseja, você terá certeza de que o valor que pagará pela apólice é justo e está dentro do preço normal de mercado para a marca e modelo do seu carro.

E aí, curtiu o post? Então não perca tempo e compartilhe-o nas redes sociais com os seus amigos, familiares e conhecidos! Afinal de contas, a segurança no trânsito do dia a dia pode ser muito beneficiada se mais e mais pessoas utilizarem o serviço de monitoramento e rastreamento veicular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai! Gostaria de deixar algum comentário sobre esse post? Fique a vontade, a sua participação no Curitiba AP é super importante.