Ao contrário dos diversos carros customizados que vemos por aí, repletos de acessórios, pára-choques personalizados e um motor completamente preparado, há quem prefira personalizá-los sem fugir do projeto original do carro. É o caso do autônomo Jaime Calfa Júnior, 30 anos, proprietário de uma VW Saveiro Plus 2001.
Apaixonado por picapes, o gosto de Júnior pela preparação de veículos surgiu ainda cedo quando era adolescente. Morando durante dez anos no Japão, onde a maioria dos automóveis é customizado, Júnior teve a oportunidade de conhecer um pouco desse mercado que movimenta, anualmente, cerca de US$ 1 bilhão pelo mundo. A paixão por carros e preparações acabou fazendo com que um simples “hobby de garoto”, ao longo dos anos, se tornasse uma profissão e atualmente, Júnior trabalha na Motor Race, local onde desenvolveu o projeto do carro por completo.
Ciente do que queria, Júnior iniciou o projeto de customização que levou três meses para ser concluído e exigiu um estudo minucioso para que cada detalhe saísse exatamente como havia sido planejado. Para atingir ao estágio desejado, o AP original de 1,8 litro não precisou de muitos ajustes e adaptações, já que este tipo de motor é elogiado por preparadores pela sua robustez e resistência, sobretudo pelas paredes do bloco, menos propensas às trincas.
Apaixonado por picapes, o gosto de Júnior pela preparação de veículos surgiu ainda cedo quando era adolescente. Morando durante dez anos no Japão, onde a maioria dos automóveis é customizado, Júnior teve a oportunidade de conhecer um pouco desse mercado que movimenta, anualmente, cerca de US$ 1 bilhão pelo mundo. A paixão por carros e preparações acabou fazendo com que um simples “hobby de garoto”, ao longo dos anos, se tornasse uma profissão e atualmente, Júnior trabalha na Motor Race, local onde desenvolveu o projeto do carro por completo.
Ciente do que queria, Júnior iniciou o projeto de customização que levou três meses para ser concluído e exigiu um estudo minucioso para que cada detalhe saísse exatamente como havia sido planejado. Para atingir ao estágio desejado, o AP original de 1,8 litro não precisou de muitos ajustes e adaptações, já que este tipo de motor é elogiado por preparadores pela sua robustez e resistência, sobretudo pelas paredes do bloco, menos propensas às trincas.
A mecânica original duraria pouco. Afinal, como bom conhecedor e um “quase japonês”, dificilmente o carro ficaria sem um turboalimentador. “ Realmente é complicado se adaptar com motor original. Sempre gostei da Saveiro por ter motor AP e também pela possibilidade de receber turbo”, explica.
O kit instalado conta com turbo Garret .48/.50, utilizando um coletor monofluxo e ajustado para trabalhar com pressão de 1,2 kg o que, na prática, proporciona uma arrancada mais forte e alta performance até a quinta marcha. Para proporcionar mais segurança e evitar panes elétricas, afinal, a mecânica sofreu melhorias, o sistema elétrico recebeu cabos de velas de 8.0 mm da Accel.
Para sintonizar com a performance da preparação do motor, o conjunto de embreagem foi calibrado para suportar 900 libras, o que na prática garantiu um melhor rendimento nas trocas de marchas, sem que os giros do motor caíssem repentinamente. Agora a Saveiro de bons 99 cv rende cerca de 200 cv lisos e sem problemas de pilotagem, afinal o proprietário é consciente: “Não gosto de sair fritando pneus como a maioria faz. Prefiro andar tranqüilamente pelas ruas e, quando necessário, dou uma leve esticada”.
Visual racing
Se a mecânica atende mais pelo lado do simples e objetivo, por fora a Saveiro chama atenção.
“Mesmo sendo discreta em termos de estilo, a minha Saveiro consegue atrair uma legião de curiosos. Já até recebi proposta de compra, mas o povo não quer pagar o que vale. Preferi ficar com ela e cuidar ao máximo”, completa.
O motivo de tanta procura começa pela tampa traseira, no estilo shaved (alisada) e sem o logotipo da Volkswagen. As rodas, por sua vez, agora são da Kromma aro 17, semelhante às utilizadas no Audi A8 e calçam pneus Toyo Proxes nas medidas 205/40 R17, que ajudam a destacar ainda mais a esportividade da Saveiro. Já na parte dianteira, a grade foi pintada de cromo, assim como os espelhos retrovisores, dando um tom de esportividade à picape.
Quanto à estrutura do carro, a equipe da Motor Race substituiu as molas originais por especiais do tipo rosca da Drift, garantindo mais estabilidade nas curvas, sem alterar o conforto do “piloto” e passageiro.
O kit instalado conta com turbo Garret .48/.50, utilizando um coletor monofluxo e ajustado para trabalhar com pressão de 1,2 kg o que, na prática, proporciona uma arrancada mais forte e alta performance até a quinta marcha. Para proporcionar mais segurança e evitar panes elétricas, afinal, a mecânica sofreu melhorias, o sistema elétrico recebeu cabos de velas de 8.0 mm da Accel.
Para sintonizar com a performance da preparação do motor, o conjunto de embreagem foi calibrado para suportar 900 libras, o que na prática garantiu um melhor rendimento nas trocas de marchas, sem que os giros do motor caíssem repentinamente. Agora a Saveiro de bons 99 cv rende cerca de 200 cv lisos e sem problemas de pilotagem, afinal o proprietário é consciente: “Não gosto de sair fritando pneus como a maioria faz. Prefiro andar tranqüilamente pelas ruas e, quando necessário, dou uma leve esticada”.
Visual racing
Se a mecânica atende mais pelo lado do simples e objetivo, por fora a Saveiro chama atenção.
“Mesmo sendo discreta em termos de estilo, a minha Saveiro consegue atrair uma legião de curiosos. Já até recebi proposta de compra, mas o povo não quer pagar o que vale. Preferi ficar com ela e cuidar ao máximo”, completa.
O motivo de tanta procura começa pela tampa traseira, no estilo shaved (alisada) e sem o logotipo da Volkswagen. As rodas, por sua vez, agora são da Kromma aro 17, semelhante às utilizadas no Audi A8 e calçam pneus Toyo Proxes nas medidas 205/40 R17, que ajudam a destacar ainda mais a esportividade da Saveiro. Já na parte dianteira, a grade foi pintada de cromo, assim como os espelhos retrovisores, dando um tom de esportividade à picape.
Quanto à estrutura do carro, a equipe da Motor Race substituiu as molas originais por especiais do tipo rosca da Drift, garantindo mais estabilidade nas curvas, sem alterar o conforto do “piloto” e passageiro.
Fonte: http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/carros/saveiro-maniaco-criatividade-sem-exageros.html
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